O futuro da internet đâ”
13 previsĂ”es sobre o impacto de inteligĂȘncias artificiais no nosso trabalho e na nossa vida.
Tempo de leitura: 3 minutos e 36 segundos
Temas principais: a pergunta que vai definir o futuro da internet, a maior lição dos Ășltimos trĂȘs anos, e processo acima de objetivos.
â” Veleiro
ReflexÔes e dicas pråticas
VocĂȘ julgaria um conteĂșdo de forma diferente se soubesse que ele foi criado majoritariamente por uma inteligĂȘncia artificial ou majoritariamente por um ser humano?
Nossa resposta para essa pergunta vai definir o futuro da internet e nossa relação com conteĂșdo online e offline.
Fascinado e apavorado, tenho lido tudo o que passa pela minha frente sobre essa nova revolução tecnolĂłgica. Esses algoritmos capazes de criar conteĂșdo sĂŁo simples de usar e produzem resultados melhores do que a maioria das pessoas consegue alcançar.
Por enquanto, talvez pareça apenas uma novidade. Em breve, os novos avanços das inteligĂȘncias artificiais vĂŁo impactar nosso trabalho e nossa vida de formas impensĂĄveis.
Abaixo, compartilho treze previsĂ”es sobre o impacto que essa revolução vai trazer nos prĂłximos anos. Elas sĂŁo resultado de leituras, reflexĂ”es e conversas que tive sobre esse tema nos Ășltimos meses.
Nesse exercĂcio, foquei mais em imaginar possibilidades do que considerar probabilidades.
A internet vai ser inundada por conteĂșdo falso criado por inteligĂȘncias artificiais tĂŁo avançadas que serĂĄ difĂcil distinguir o que Ă© verdade do que Ă© fabricado, e o que Ă© criação humana do que Ă© produzido por robĂŽs.
Um princĂpio universal vai se tornar ainda mais Ăłbvio: acesso Ă informação e conhecimento nĂŁo garantem competĂȘncia. Comunicação simples, senso crĂtico e experiĂȘncia prĂĄtica seguirĂŁo sendo as marcas de profissionais de destaque.
Assim como certos tipos de produto se diferenciam por serem artesanais, certos tipos de conteĂșdo vĂŁo se diferenciar por serem criados por humanos (em contraste pelos produzidos por inteligĂȘncias artificiais).
Saber identificar o que Ă© trivial do que Ă© essencial vai se tornar uma habilidade ainda mais importante para navegar o mar infinito de conteĂșdo que inteligĂȘncias artificiais vĂŁo despejar na internet.
Desinformação e manipulação vão alcançar novos patamares, aumentando a divisão de grupos sociais em bolhas. Isso vai diminuir ainda mais nosso senso de realidade compartilhada.
As mĂdias tradicionais, que diminuĂram de tamanho por causa da internet, vĂŁo reganhar importĂąncia como fontes confiĂĄveis de informação. Jornalistas vĂŁo se tornar profissionais ainda mais respeitados.
A internet e as redes sociais vão se tornar espaços para fantasiar, sonhar acordado. Cada pessoa poderå criar uma realidade simulada que opera de acordo com suas crenças e valores.
Navegar na internet vai se transformar cada vez mais em uma experiĂȘncia individual. Em vez de ativamente buscarmos por conteĂșdo, inteligĂȘncias artificiais vĂŁo gerar conteĂșdo exclusivamente para nĂłs.
SerĂĄ prĂĄtica comum descrever que percentual de um livro foi escrito por inteligĂȘncias artificiais. Certos livros terĂŁo selos na capa para destacar que foram escritos 100% por humanos.
VisĂŁo criativa e perspectiva autoral serĂŁo as qualidades que vĂŁo diferenciar conteĂșdo genĂ©rico, que qualquer um serĂĄ capaz de criar, de conteĂșdo autĂȘntico. Eventualmente, poderemos treinar robĂŽs para soarem como a gente.
InteligĂȘncias artificiais vĂŁo se tornar ferramentas indispensĂĄveis para muitas profissĂ”es, assim como aconteceu com computadores. Quem tiver mais recursos terĂĄ acesso a robĂŽs mais poderosos.
VĂŁo surgir inteligĂȘncias artificiais especĂficas para cada ĂĄrea â jornalismo, literatura, cinema, mĂșsica, psicologia, biologia, histĂłria etc. Elas vĂŁo facilitar novas descobertas e insights em cada disciplina.
Saber pensar com a prĂłpria cabeça vai ser um diferencial profissional ainda maior do que jĂĄ Ă©. Quem nĂŁo for capaz de criar algo que vai alĂ©m da capacidade das inteligĂȘncias artificiais serĂĄ um mero operador de mĂĄquinas.
âSe vocĂȘ Ă© uma pessoa que aprende a usar a inteligĂȘncia artificial agora, Ă© como ter uma vantagem imensa, basicamente como nascer rico e todo mundo vai ter que correr para te alcançar.â
Essa fala da futurista americana Amy Webb Ă© um incentivo e um alerta: nĂŁo se limite a observar passivamente essa revolução acontecer. Antes que sua inteligĂȘncia se torne irrelevante, aprenda a usar essas novas ferramentas com intenção e senso crĂtico.
Em um mundo onde cada vez mais vamos interagir com inteligĂȘncias artificiais, se torna ainda mais importante termos contato com pessoas de verdade. Ă por isso que criei o Clube de Escrita Essencialista, um espaço que reĂșne profissionais que desejam se comunicar com mais autenticidade, simplicidade, intenção e fluidez.
AlĂ©m de ganhar acesso Ă biblioteca de encontros passados com exercĂcios de escrita criativa e persuasiva, nos encontramos ao vivo duas vezes por mĂȘs via Zoom e conversamos sobre diferentes tĂ©cnicas para escrever textos de impacto. Se quiser saber mais, responda essa mensagem.
đ§ BĂșssola
Respostas para perguntas enviadas por leitores
âDiego, qual a maior lição que vocĂȘ aprendeu nos Ășltimos trĂȘs anos deste projeto?â
Essa pergunta fui eu mesmo que me fiz nos Ășltimos dias (tambĂ©m sou leitor da minha newsletter, entĂŁo tĂĄ valendo).
SĂĄbado foi o aniversĂĄrio de trĂȘs anos da Sail, este projeto sobre comunicação e escrita simples, autoral e persuasiva.
Escrevi um texto sobre uma profecia feita por um grande nome do marketing digital logo que comecei. Compartilhei uma das liçÔes mais importantes que aprendi na minha jornada até aqui. Clique para ler.
đ Gostou desta edição da newsletter?
Compartilhe este email com alguĂ©m que vocĂȘ acredita ter ideias que merecem navegar mais longe nesse mar de conteĂșdo da internet.
đ Ondas
IndicaçÔes e referĂȘncias
Esta semana, convido vocĂȘ para refletir sobre este post do Amit Pagedar:
âVocĂȘ nĂŁo precisa atingir um objetivo, vocĂȘ apenas precisa estabelecer um processo. Esse processo vai atingir seu objetivo.â
JĂĄ aplico essa mentalidade na escrita.
Confio que meu processo de criação de textos vai me ajudar a alcançar meu objetivo de expressar o valor que reconheço em certas ideias. Assim, posso escrever me concentrando em refinar meus pensamentos em vez de me preocupar com os resultados.
Que processo vocĂȘ pode estabelecer para tornar uma parte do seu trabalho mais leve e fluĂda?
Até semana que vem.
Abs, Diego
Quer ler as ediçÔes anteriores? Clique aqui.